Muita gente passa a vida inteira tentando parecer forte.
Segura o choro.
Esconde o medo.
Evita falar sobre o que sente.
E aos poucos transforma sofrimento emocional em rotina.
Segundo o psiquiatra Dr. Danilo de Melo, em Goiânia, emoções reprimidas podem aumentar o desgaste psicológico e contribuir para sintomas como ansiedade, irritação, insônia e sensação constante de esgotamento.
O problema é que isso raramente acontece de forma abrupta.
É silencioso.
A pessoa continua funcionando.
Cumpre compromissos.
Resolve problemas.
Mas perde energia emocional ao longo do caminho.
Como se estivesse vivendo no automático.
Existe uma diferença entre maturidade emocional e bloqueio emocional.
Maturidade é reconhecer sentimentos e lidar com eles de forma saudável.
Bloqueio é fingir que nada dói enquanto tudo pesa por dentro.
Sentir tristeza, medo ou frustração não torna ninguém fraco.
Torna humano.
E muitas vezes o primeiro passo para melhorar emocionalmente é parar de fingir que está tudo bem o tempo inteiro.
Dr. Danilo de Melo – Psiquiatra em Goiânia
Acesse o site: drdanilodemelo.com.br



